Fabricante chinesa alcança o posto de segunda maior no ramo de celulares, ultrapassando a concorrente americana no mercado global.
Agora é oficial: a Xiaomi já é considerada a segunda maior fabricante de smartphones do mundo, ficando atrás da Samsung e deixando a gigante Apple em terceiro lugar.
No mercado europeu, a fabricante chinesa já havia superado sua principal rival há alguns meses. E como estava sendo planejado pela empresa, a corrida pelo segundo lugar dentro do mercado global foi vencida.
As informações foram divulgadas pela consultoria de mercado Canalys, com dados relativos aos números válidos para o segundo trimestre de 2021.
No ranking das TOP 5 ainda temos as também chinesas Oppo e Vivo, ocupando a quarta e a quinta posição, respectivamente. Contudo, ambas fazem parte do mesmo grupo, o BBK, que possui ainda outras empresas do mesmo segmento.
Um dos motivos que fez a Xiaomi ultrapassar a Apple foi o crescimento das empresas no período. Enquanto a norte-americana cresceu apenas 1% nos últimos três meses, fechando o trimestre com uma participação de 14% no mercado, a chinesa obteve um crescimento de 83%, e agora possui 17% da fração entre as maiores fabricantes mundiais de celular.
Outro fator considerado foi o declínio da Huawei, que se manteve por muito tempo em segundo lugar disputando com a Samsung, chegando a aparecer como líder no mercado em alguns momentos. No entanto, depois de longo período de restrições comerciais por conta do conflito com o governo dos Estados Unidos, a marca já não aparece sequer entre as cinco maiores.
Vale ressaltar que os resultados são baseados somente na análise feita pela Canalys, o que significa que outras empresas de consultoria podem divulgar números diferentes, levando a Xiaomi de volta ao terceiro lugar.
Portanto, os próximos períodos é que irão consolidar a posição da empresa.
Fonte:
Android Authority /
Canaltech