A funcionalidade será lançada somente no Brasil, em atualização automática nos próximos dias e a utilização do serviço será gratuita para os usuários. Já as empresas terão de pagar uma taxa para utilizar a plataforma. Ainda assim, pequenos empresários devem ficar de olho nas novas oportunidades geradas pela nova funcionalidade. Num contexto de pandemia, com a circulação das pessoas restrita e o avanço do e-commerce, além da desbancarização de boa parte da população, tudo parece pedir por meios mais ágeis e acessíveis de realizar pequenas transações financeiras.
A plataforma de mensagens mais utilizada pelos brasileiros já vinha sendo amplamente utilizada pelas marcas para se relacionar com seu público-alvo e clientes. Agora, esse canal deve ganhar ainda mais importância.
Para entender melhor sobre a novidade, conversamos com João Paulo Borges, especialista em comunicação pelo whatsapp.
Como especialista, desde quando você aguarda essa funcionalidade? Imaginava que começaria pelo Brasil?
Acompanho e estudo as evoluções do WhatsApp desde 2016. A possibilidade de pagamentos já era anunciada desde o início do ano e enfim, a partir de 15 de junho, começa a se tornar realidade.
Por que acha que o Brasil foi escolhido para o lançamento?
Sem dúvida, os brasileiros são os que mais usam o WhatsApp no seu dia a dia e por isso o país foi escolhido para o lançamento da nova funcionalidade. Em fevereiro, o Brasil já tinha sido escolhido para lançamento da primeira campanha global da marca. Oficialmente, o app divulga cerca de 120 milhões de usuários únicos mensais. Eu acredito que o número é entre 150 a 180 milhões, pois temos mais de 220 milhões de smartphones ativos e 99% tem o WhatsApp.
Qual a importância dessa ferramenta para as empresas?
Antes mesmo desta nova ferramenta, eu sempre falei da importância da pequenas e médias empresas usarem o WhatsApp estrategicamente. Com essa nova funcionalidade ficará ainda mais importante o uso do aplicativo para informar e fidelizar clientes, mas também para concretizar a venda.
Pesquisas mostram que 45 milhões de brasileiros não possuem conta bancária, representando um quarto da população economicamente ativa. Qual o impacto dessa funcionalidade para esta população?
Pelas primeiras informações que surgiram, será necessário um cartão de débito para efetuar a transação pelo WhatsApp. O NuBank por exemplo será um dos primeiros bancos a disponibilizar a função de pagamentos para seus clientes. Acredito que essa nova facilidade fará com que esses milhões de pessoas que não tem conta bancária procurem uma forma de ter pelo menos um cartão para usá-la. Empresas que facilitam isso, como o próprio Nubank tem mais uma chance de crescimento.
Com tantos relatos de golpes e clonagens através do Whatsapp, como garantir a segurança no uso da nova funcionalidade?
É preciso cada vez mais atenção e cuidado. Entre as formas de proteger de golpes pelo WhatsApp está não repassar o código de confirmação para ninguém. Além disso, recomendo muito que as pessoas que usam o aplicativo diariamente que ativem a verificação em duas etapas para se proteger ainda mais. Sobre a nova funcionalidade, o WhatsApp já anunciou que "um dos pilares da criação do recurso de pagamentos é a segurança, e para evitar transações não autorizadas, será necessário informar um PIN de 6 dígitos ou usar a biometria do celular para autorizar cada transação."
Já tem curso preparado para as marcas utilizarem a ferramenta de forma profissional?
Dedico-me ao tema Comunicação pelo WhatsApp desde 2016. Já escrevi 6 artigos sobre o assunto, com reflexões sobre o uso estratégico. Desde 2019, compartilho dicas e reflexões em palestras e cursos. Estou fechando novos cursos voltados para pequenos e médios empreendedores. No meu
canal do Youtube disponibilizo alguns conteúdos gratuitamente. Lá tem uma
palestra que fiz recentemente com o Sebrae/SC.
Bom, se existe realmente um plano do grupo Facebook para dominar o mundo, envolvendo a criação de uma super-plataforma e sua própria criptomoeda, mais um passo foi dado.
Por enquanto, porém, o sistema financeiro mundial não parece abalado. Na verdade o Whastapp se juntou às principais instituições bancárias do país para dar suporte à sua operação. O Nubank e outros bancos já estão orientando seus clientes para realizarem o cadastro de seus cartões de débito na ferramenta.
Assim que seu aplicativo for atualizado, deverá aparecer nas CONFIGURAÇÕES uma nova opção, PAGAMENTOS. A partir dali, o cadastro é feito em poucos cliques, basta ter conta corrente em uma das instituições parceiras. Todas as transações serão realizadas pela Cielo.
Como serão incluídos os usuários que não fazem parte deste grupo de correntistas? Ainda não sabemos ao certo, mas a plataforma já adiantou que a ideia é permitir o acesso do público em geral. Atualizaremos aqui quando tivermos essa informação..
E a sua empresa, já utiliza o Whatsapp como canal de vendas e relacionamento? Para saber mais sobre este tópico, acompanhe o João Paulo nas redes: