Facebook e Instagram iniciaram uma campanha para incentivar usuários do iOS 14.5 a aceitarem a nova política de rastreamento que não pareceu muito amigável.
A mensagem exibida na tela inicial da atualização adverte o usuário para a importância da autorização de rastreamento. Mas o que chama a atenção é a possibilidade de uma cobrança futura, caso os novos termos não sejam aceitos. Apesar de não haver uma afirmação explícita, a mensagem informa que, ao aceitar os termos, a empresa mantém o serviço “livre de cobranças”.
A mudança passa a ocorrer por conta do lançamento do iOS 14.5, que exige que todos os aplicativos solicitem permissão para monitorar a atividade do usuário, como parte da nova política de controle de privacidade da Apple, chamada App Tracking Transparency (ATT).
Mas a medida preocupa empresas que monetizam através de anúncios. Afinal, com menos opções de análise e rastreamento das contas, é possível que as campanhas destinadas aos dispositivos Apple se tornem menos relevantes, o que faria com que os anunciantes diminuíssem o investimento nesse tipo de publicidade.
Contudo, ainda não há nenhuma confirmação de que Instagram e Facebook possam adotar um formato de cobrança, até porque essa conduta faria com que a companhia perdesse espaço diante de uma concorrência 100% gratuita. Além de violar a política da Apple, que proíbe a oferta de benefícios financeiros ou prêmios para que os usuários sejam rastreados, sob pena de os aplicativos serem banidos da Apple Store.
Fonte:
Canaltech