Conheça as maiores redes sociais do mundo, quais são as principais diferenças e saiba como trabalhar estes canais na sua estratégia de marketing.

Neste artigo, você poderá aprender sobre:

  • Visão geral do universo das redes sociais, com foco no seu uso por profissionais de marketing e vendas
  • Conceitos
  • Ferramentas
  • Boas práticas

Qual a definição de rede social?

Todos podemos citar, de cabeça, pelo menos meia-dúzia de redes sociais que utilizamos diariamente, além de mais uma dezena de outras que visitamos com menos regularidade. Mas você já parou pra pensar no que define uma rede social?

Segundo o respeitado Dicionário de Cambridge, produzido pela Universidade daquela cidade, a definição de redes sociais seria: “Um website ou plataforma digital através da qual pessoas interagem e trocam informações”.

O que você achou desta definição? Um tanto incompleta, talvez? É que a realidade das redes sociais é bastante dinâmica e às vezes não sabemos bem se as definições continuam valendo. Afinal, o AirBnb é uma rede social? E o Uber, pode ser considerado como uma rede social? São plataformas digitais onde as pessoas interagem com uma finalidade em comum, certo? Difícil precisar, mas podemos deixar esta discussão para os especialistas.

As redes sociais como ferramentas de Marketing

Para os profissionais de marketing e vendas, as redes sociais são um dos mais importantes canais de comunicação com o público. Na verdade, até mesmo os times de suporte e atendimento precisam estar conectados nas redes hoje em dia, para não perder as interações com a marca que podem ocorrer em qualquer canal.

Porém é muito importante ter em mente que as redes sociais são “terrenos alugados” – empresas que pertencem a grupos ou pessoas com seus próprios interesses, nem sempre favoráveis ao seu projeto. Por isso, é muito recomendável sempre hospedar seu conteúdo em site e domínio próprios, utilizando as redes sociais como canais – direcionando tráfego para o seu site e favorecendo a sua autoridade e ranqueamento no Google.

Quais são as maiores redes sociais do mundo

Panorama de Redes Sociais

Para compreender o universo das redes sociais, é preciso olhar além do nosso cotidiano. Aqui no Brasil somos um ecossistema próprio, porém fortemente influenciado pelas tendências de outros países, principalmente na América do Norte e Europa Ocidental.

No entanto, existem redes sociais muito utilizadas em outras regiões, mas que não fazem parte do nosso mercado. Em especial na China, onde a internet é restrita pela ditadura local e a população com acesso à internet é de mais de 1,5 bilhões de pessoas.

Maiores Redes Sociais

As redes sociais na china não concorrem com as grandes empresas ocidentais, proibidas de atuarem naquele país. Assim, como ocorreu com a biodiversidade em locais isolados do planeta, se desenvolveu um ecossistema à parte, único.

O fato é que boa parte dos experimentos e tendências que observamos hoje na evolução das redes sociais vieram de seus “concorrentes” na China. A venda direta de produtos através dos posts e vídeos no Instagram, por exemplo. Ou a utilização de filtros e efeitos especiais nos stories. Conhecer os principais atores no universo asiático pode ajudar a compreender a movimentação e o road-map dos times de produto também nas redes sociais que utilizamos.