O Google apresentou nesta semana alguns exemplos práticos de uso da plataforma de Inteligência Artificial chamada MUM (Multitask Unified Model), uma evolução do algoritmo BERT de pesquisas online.
Com uma velocidade de processamento inédita, o buscador será capaz de contextualizar as buscas cruzando milhares de informações e fontes para fornecer resultados cada vez mais relevantes.
Os resultados em vídeo, por exemplo. Hoje são muito baseados nas informações textuais, como título, descrição e legendas. Com o novo algoritmo, você poderá fotografar ou filmar uma parte danificada de sua bicicleta e receber resultados relacionados ao conserto da peça, como vídeos tutoriais e indicações de empresas perto de você, mesmo que você não saiba o nome da peça em questão.
O combate às fake news e a integração ao google maps e negócios locais também estão entre as principais áreas onde a atualização pretende melhorar significativamente a experiência dos usuários.
A má notícia? A novidade só deve ser disponibilizada ao público nos próximos meses, em inglês. E ainda não há previsão para lançamento em outros idiomas.
As informações são do Google, The Verge e CanalTech.