Um dos caminhos fundamentais para a transformação digital de uma empresa é a utilização de ferramentas e tecnologias a favor das estratégias de marketing, as chamadas Martechs.
Essas ferramentas são usadas para
planejar, executar e mensurar os resultados de ações e de campanhas. Na prática, possibilitam levantar dados de maneira estruturada, escalar processos e aumentar a divulgação de campanhas, dentre outros benefícios.
A adoção dessas ferramentas é primordial, porque para se beneficiar de todo o potencial que as plataformas digitais disponibilizam, as empresas precisam levantar informações, filtrar e explorar os fluxos de navegação e comunicação.
Não esquecendo que o
marketing digital demanda a utilização de ferramentas adequadas, caso contrário, pode comprometer o resultado final, prazos e custos.
As martechs estão divididas em várias categorias com focos direcionados a fins específicos: Mídia e Performance, Conteúdo e UX, Social e Relacionamento, E-commerce e Vendas, Análise de Dados e Gestão. Veja alguns exemplos de ferramentas e suas aplicações:
O leque de ferramentas é bastante abrangente e a adoção delas é um instrumento fundamentalmente rico para potencializar a performance das empresas no marketing digital.
Um dos segredos do sucesso da adoção das ferramentas Martech está no processo de implementação, que precisa ser um trabalho estruturado, estratégico - baseado em conhecimento de mercado, das aplicabilidades e funcionalidades - e conduzido de forma profissional para que os objetivos e metas sejam plenamente alcançados.
Para isso, contar com o
suporte e desenvolvimento profissional é fundamental. E isso passa por ações que acontecem antes mesmo da adoção da ferramenta. É preciso um trabalho de mapeamento, de estudo, de definição de estratégia para, a partir daí, dar início à escolha da tecnologia mais apropriada para a empresa e os objetivos de marketing.
Nesse sentido, a primeira etapa do processo consiste no
desenho da estratégia de marketing.
Momento em que é preciso mergulhar no universo da empresa e dos produtos e serviços oferecidos, entender o mercado e os concorrentes, o foco, perfil e comportamento dos potenciais clientes, os canais de relacionamento e vendas e as disponibilidades de informação, para um ‘desenho’ que contenha todas as possibilidades de estratégia possíveis.
Uma vez concluída essa etapa fundamental, aí sim o passo seguinte é a
definição das ferramentas de Martech que se encaixam no negócio e atuam em linha com os objetivos esperados. Essa fase é muito importante, porque estará baseada em um estudo profundo do negócio e será conduzida de forma muito assertiva e direcionada.
Aqui cabe um ponto de atenção. Ao final desta etapa, o cliente tem a opção de escolher seguir com a manutenção das ferramentas e produção do conteúdo conjuntamente, ou ficar responsável pela produção de conteúdo por conta própria, que é justamente a etapa seguinte.
Uma vez definidas as necessidades, estratégias e ferramentas, a terceira etapa de implementação consiste na produção dos conteúdos, fase também de importância máxima, porque envolve conhecimento, foco e adoção de estratégias muito assertivas.
Isso casa com a criação de site de alta performance SEO (servidor / segurança, responsividade, leveza, design, hierarquia conteúdo, acessibilidade interna, integrações e relatórios) feita no início do projeto. O conteúdo (inbound marketing) é fundamental para manutenção do SEO e posicionamento orgânicos nos motores de busca.
Como você viu, tudo isso é um processo de inteligência. Então, para que sua empresa dê um passo largo na transformação digital e conte com campanhas de marketing digital mais estruturadas, estratégicas e direcionadas aos objetivos da sua empresa, a adoção de ferramentas martech é o caminho ideal para fidelizar clientes de forma assertiva e ganhar em redução de custos.
Somada a uma implementação suportada por uma consultoria com profissionais qualificados, o resultado será, certamente, altamente satisfatório.