Em iniciativa inédita, a Universidade de São Paulo ajudará no combate às fake News entre aqueles mais vulneráveis a elas: os idosos.
Um curso gratuito e online para ensinar idosos a identificar fake News foi anunciado recentemente pela Universidade de São Paulo (USP). O período de duração será de 2 de agosto e 3 de setembro.
Com aulas todas as terças e quintas-feiras à tarde, durante duas horas (das 15h às 17h), pessoas acima de 60 poderão entender a dinâmica das notícias falsas e se prevenir sobre elas.
A inscrição é feita na página do curso, que foi chamado de “Fake News: reconhecimento e atitudes para fazermos a diferença". Para participar, a pessoa deve possuir, além da idade de 60 anos ou mais, algum conhecimento em utilizar celulares com sistema Android que possuam acesso à internet, e também deve ter um e-mail cadastrado.
O setor responsável por ministrar o curso é o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos.
Com as aulas, os idosos terão ferramentas para modificar seu comportamento ao usar aplicativos como Whatsapp e Telegram, e também redes sociais e plataformas, como Instagram, Facebook e Youtube.
A didática de ensino para identificar as fake News será através de palestras de diferentes profissionais que ensinam os mecanismos de produção e disseminação das notícias falsas em diferentes áreas. Mas o curso contará também com atividades práticas.
Fonte:
TecMundo